22/09/2017

1. ALIMENTAÇÃO 

Cachorros idosos têm o ritmo da digestão e da absorção de alimentos diminuído. Isso faz com que eles precisem se alimentar com uma porção diária de ração de fácil digestão, além de ter uma alimentação mais saudável e rica em proteínas.

Para cães que já estiverem sem alguns dentinhos ou com problemas dentários, o ideal é apostar em alimentos mais pastosos para melhor digestão e facilidade de se alimentar. Você pode, inclusive, esquentar um pouco de água, colocar na ração do seu cãozinho para que ela amoleça e depois dar a ele.

 

2. MOBILIDADE 

Em decorrência da idade avançada e dos problemas que podem vir com ela como artrite, artrose, problemas nas juntas, na coluna, etc., os cãezinhos podem ficar com a mobilidade reduzida. É importante entender isso pois um cachorro idoso não irá circular, correr e brincar tanto quanto outros.

Por isso, seja cuidadoso e tente manter a caminha ou casinha próxima ao comedouro e bebedouro. Lembre-se de também facilitar o acesso para o local onde ele faz as necessidades.

 

3. PASSEIOS, BRINCADEIRAS E ATIVIDADES 

Justamente pela questão da mobilidade, a rotina de atividades do pet também muda. Mesmo com a idade avançada, se estiver em boas condições, o cãozinho deve seguir com seus passeios e brincadeiras. Mas o cuidado deverá ser maior: diminuir a intensidade, a quantidade e a duração das atividades, adaptando-as de forma que o cachorro consiga acompanhar.

Para cãezinhos que sempre foram ativos é super importante manter a rotina de atividades. Isso o ajudará a se exercitar e a manter o peso. 

 

4. HORA DO SONO 

Cães idosos tendem a dormir mais e passar mais tempo deitados. Por isso, não espere que um cãozinho idoso tenha a mesma disposição que um cãozinho mais jovem. Ele provavelmente irá querer repousar mais e ficar no seu próprio cantinho.

 

5. EXPOSIÇÃO À MUDANÇA DE TEMPERATURA 

Eles também são mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Por isso, mantenha a caminha e os pertences deles sempre em locais arejados, longe de correntes de vento e de contato direto com o sol. Isso ajudará a evitar possíveis doenças e sintomas.

 

6. CONVIVÊNCIA COM OUTROS PETS 

Alguns cães podem querer evitar o contato com outros animais, tanto pela questão da mobilidade quanto por não terem mais tanta disposição. Por isso, evite deixá-los com pets muito agitados, brincalhões ou que não estejam acostumados a conviver com um “vovô”.

 

7. ROTINA DE VISITAS AO VETERINÁRIO 

Assim como os humanos, cachorros idosos também podem precisar ir ao médico com mais frequência para acompanhar o estado de saúde e fazer exames periodicamente. O ideal é que eles passem por consultas no veterinário pelo menos de 6 em 6 meses. Isso ajudará a detectar e prevenir possíveis doenças decorrentes da idade.

 

8. MUITO AMOR E PACIÊNCIA 

Todos nós, sem exceção, humanos ou cachorros, chegaremos num ponto da vida em que teremos limitações. Por isso, seja muito paciente com esse cãozinho! Entenda que ele está numa fase nova e que também está se ambientando a ela. 

 

Aqui na SOS você conta com profissiopnais treinados para ter o maior cuidado com seu pet idoso, venha fazer suas consultas regulares conosco.

Nosso telefone: (44) 3226-7040

Nosso endereço: Avenida Juscelino K. de Oliveira, 1213 e 1225

Zona 02 - Maringá-PR