18/08/2017

O pêlo e as secreções dos animais de companhia podem ser precipitantes de crises de alergia nos seus filhos: se estes têm alergias, informe-se antecipadamente junto do seu pediatra. De qualquer modo, de um modo geral, consegue-se um convívio saudável, respeitando algumas regras como não permitir que os animais de companhia acedam aos quartos de dormir e se proceda a uma boa aspiração/higienização das superfícies/arejamento da habitação, com muita frequência e evitando a presença das crianças nesse momento.

Todos os animais de companhia podem transmitir doenças infeciosas, pelo que uma lavagem cuidadosa das mãos após brincar e antes de comer é imperativa.

Os animais doentes devem ser tratados. Devem ser adquiridos em vendedores autorizados.

As crianças imunodeprimidas devem de uma forma geral evitar o contacto com os animais de companhia. Contudo pergunte ao seu pediatra se esta situação se aplica.

Aconselhamos mesmo, quando as condições o permitirem, a adquirir animais de estimação, pois em muitas situações servirão para estimular o normal desenvolvimento da criança e noutras poderá ser uma importante forma de tratamento de défices mentais e/ou motores.