07/08/2017

Não é novidade que as crianças adoram ter cães por perto e vice-versa, mas essa relação de amizade pode trazer muitos outros benefícios para a vida da duplinha. É claro que cuidar de um bichinho não é simples, ainda mais para quem mora em locais pequenos. No entanto, um número crescente de estudos conduzidos pelo centro de Pesquisa Waltham e instituições parceiras tem evidenciado que pets têm relação direta com o desenvolvimento saudável das crianças, ajudando no desenvolvimento do senso de responsabilidade, sociabilidade e até mesmo na prevenção de doenças.

Senso de responsabilidade e desenvolvimento social são os principais benefícios

Entre várias outras características dos pets, a série de estudos analisa especificamente os benefícios que os peludinhos podem trazer para as crianças. A pesquisa foi realizada com crianças entre 10 e 14 anos nos Estados Unidos e, logo de cara, uma estatística chamou a atenção dos cientistas: É mais provável que as crianças americanas cresçam acompanhadas de um pet em casa do que com o pai biológico.

Os peludinhos, além de serem ótimas companhias para as horas de brincadeira, ainda podem servir como “amortecedores” de estresse e são os grandes confidentes das crianças que, em 75% dos casos, procuram o cãozinho quando estão tristes. O relacionamento próximo com os bichinhos também pode estar diretamente relacionado à empatia, sociabilidade e senso de responsabilidade da criança, que aprende a cuidar de outro ser desde pequena.

Cães também mantêm crianças mais ativas na maior parte do tempo

Além de todos os aspectos emocionais, os cães também podem contribuir com a saúde física das crianças. Ter um pet costuma proporcionar um estilo de vida mais saudável e ativo e auxilia nas habilidades motoras, já que os pequenos vão sentir vontade de deixar o videogame ou computador de lado um pouquinho para brincar com seu melhor amigo no quintal de casa, ou ao menos vão tentar reservar um tempinho para caminhadas diárias com o cachorrinho.

Pets também são ótimos remédios para alergias

É comum pensar que as crianças podem sofrer com alergia aos pelos dos pets, mas o estudo evidencia justamente o contrário. A convivência com cães desde a infância, faça com que as crianças fortaleçam seus sistemas imunológicos, o que as torna menos propícias a alergias e quase sempre mais saudáveis em comparação com aquelas que não têm contato direto com animais de estimação, principalmente na faixa entre os 5 e 8 anos.