16/06/2017

Todas as vacinas para cachorros tem a sua importância, portanto, não descarte nenhuma medindo se há mais ou menos necessidade. As polivalentes trazem diversas imunizações em uma mesma aplicação, contudo, ainda assim o seu bichano tem de tomar a de gripe canina, tosse, raiva e giárdia, para garantir a saúde dele de uma vez por todas. 
  

  
Hepatite Infecciosa Canina 
  
A Hepatite Infecciosa Canina (HIC), também conhecida como Doença de Rubarth, é infectocontagiosa através de vírus, onde depois que entra no organismo do animal se espalha para todos os tecidos, instalando-se com mais intensidade nos hepatócitos (células do fígado) e células endoteliais (da pele). 
Esta patologia também afeta o Sistema Nervoso Central, dando algumas sequelas como desorientação, ataques convulsivos, depressão e chegando até a fazer com que o cão entre em coma. 
  

Cinomose 
  
A cinomose é uma doença que chega a atingir vários órgãos silenciosamente, podendo ser fatal. É transmitida pelo contato direto entre um animal infectado e outro sadio (principalmente em canis), além de itens já contaminados pelo vírus. Por isso é muito importante que as vacinas para cachorros sejam ministradas logo. 
  
Parainfluenza 
  
Também chamada de tosse canina, assim como a cinomose é passada de um animal doente para o outro saudável. Ela pode ser diagnosticada pela coriza, febre, tosses, secreções e deixa o animal debilitado, abrindo espaço para o contágio de outras doenças mais crônicas, agravando ainda mais o quadro clínico dele. Dependendo do caso chega a situações irreversíveis. 
  
Parvovirose 
  
Doença viral passada pelas fezes, é muito perigosa principalmente em filhotes, por isso a importância das vacinas para cães logo no início da vida dos pets. Diferentemente do que muitos pensam, não é necessário que o bichinho coma as fezes, mas o simples fato de lamber suas patinhas ou algo que tenha estado em contato com elas já basta para que ele contraia a doença. 
  
Coronavirose 
  
A Coronavirose Canina, que também pode ser chamada de Gastroenterite Contagiosa dos Cães, tem origem por um vírus similar ao da Parvovirose, causada pela ingestão de alimentos contaminados. Sendo assim, o intestino do cão fica comprometido, já que além da morte das células locais, todo o alimento ingerido tem seus nutrientes também absorvidos pelos agressores. 
  
Raiva 
  
A raiva é um vírus que pode ser passado do animal para as pessoas e é transmitida por mordidas ou arranhões dos infectados para os saudáveis. 
Ela pode ser de três tipos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal, mostrando mais uma vez a importância das vacinas para cachorros tanto quando filhotes, como anualmente já adultos. 
  
Giárdia 
  
A giárdia, giardíase ou lambiose vem do protozoário consumido pela água ou fezes infectadas. Embora os seus trofozoítos (a forma ativa que se movimenta, alimenta e reproduz) não sobrevivam quando estão fora do seu ambiente, os cistos deixados são altamente perigosos. É uma patologia assintomática, sendo detectada somente pelo exame fecal. 
  
Tosse dos Canis 
  
Ela é passada pelas gotas de tosses ou espirros de um cão doente para um sadio. Dentre as vacina para cachorros esta pode não ser só por meio de agulha, mas também através da inserção via nasal. 
  
Os cães que já estão com alguma doença são os mais suscetíveis a ela, explicando a extrema necessidade das vacinas para cachorros serem iniciadas o quanto antes, já que esta faz parte da segunda dose (em torno dos dois meses e meio de vida do peludo) e deve ser reaplicada ano a ano.