12/05/2017

Como em qualquer outro caso, a prevenção é o melhor remédio. A prevenção está relacionada à contenção dos fatores predisponentes que já mencionamos acima, sendo a principal medida preventiva o controle do peso. Uma dieta bem equilibrada e na quantidade correta ajudarão o seu cão a manter um porte saudável. Se estiver com dificuldades para calcular a quantidade de alimentos para dar ao seu cão, ou for necessário fazê-lo emagrecer, consulte o seu médico veterinário. Além da dieta adequada, deve-se evitar o uso indiscriminado de suplementos proteicos. Estes suplementos são desenvolvidos para casos específicos de animais que estão subnutridos, ou de alta performance (cães atletas, de competição), não sendo recomendáveis para a maioria dos cães. Caso acredite que o seu cão se encaixa nestas hipóteses, consulte primeiro o veterinário. 
  
Um estilo de vida ativo ajuda o cão a manter a sua musculatura bem desenvolvida, e apta a sustentar bem as articulações. Mas cuidado, pois certos exercícios (como saltos, por exemplo) causam altos impactos para as articulações, podendo ser mais prejudiciais do que benéficos. 
  
Por fim… Problemas ósseos e articulares que aparecerem no decorrer da vida do cão – tais como fraturas, luxações, displasias, e outros, devem ser corrigidos sempre que possível. Sempre que tiver dúvidas quanto à forma como o seu cão está caminhando, leve ao veterinário, não deixe “para depois”: isso poderá fazer toda a diferença na qualidade de vida dele quando estiver velhinho.