24/03/2017

Você faz check-up anual? Vai ao médico, faz exames e cuida da sua saúde? E da saúde do seu pet, você cuida corretamente? Qual foi o último check-up dele? Poucos donos de pet têm o costume de levar o seu animal de estimação para realizar um check-up, mas isso é muito importante. Quando o bichinho é levado para ser examinado e realizar exames laboratoriais de rotina, doenças ou anormalidades que possam existir e ainda não estejam apresentando sintomas podem ser descobertos. Qual a vantagem disso? Um diagnóstico precoce, tratamento inicial e maior chance de cura.

 

É uma maneira de você garantir a saúde animal e evitar que seu pet tenha doenças mais graves.

 

Quando o check-up deve ser feito?

Por toda a vida do bichinho é importante que ele seja examinado e que a sua saúde seja monitorada. Enquanto filhote as visitas ao médico veterinário são mais frequentes para garantir que as vacinas sejam dadas em dia. Depois disso, é indicado pelo menos um check-up anual, até que ele chegue à fase de velhice.

 

Quando o bichinho já tiver mais de 7 aos de idade, essa consulta deve ser semestral. Claro que caso o animal tenha um problema de saúde mais sério ou um histórico de alguma doença genética nos seus ancestrais, esse check-up poderá ser feito mais rotineiramente. Quem vai orientar quanto a isso é o veterinário do seu bichinho.

 

Como será feito o check-up?

O bichinho será completamente examinado, desde a sua pele e ouvido para ser se há pulga ou otite, até o coração e órgãos internos. Em locais nos quais há mais recurso, hemograma, eletrocardiograma entre outros exames podem ser solicitados e realizados, principalmente nos animais mais jovens.

 

Caso alguma anormalidade seja verificada, novos exames podem ser solicitados e o tratamento indicado será orientado. Além disso, nesses exames periódicos, o peso, o crescimento entre outros são acompanhados. Por exemplo, se o animal tiver com sobrepeso, uma ração mais adequada e uma nova dieta poderá ser prescrita.

 

A vacinação também será colocada em dia e o dono do cão será orientado sobre a vermifugação do bichinho. Lembre-se que para o pet estar seguro, não adianta apenas vaciná-lo nas campanhas. Há diversos outros tipos e vacina como a da parvovirose e cinomose que precisam ser administradas. Nessas consultas anuais o médico veterinário verificará se estão em dia ou se há alguma outra que precise ser administrada para que o pet fique bem e permaneça saudável.

 

Já o vermífugo é de extrema importância para evitar um quadro grave de verminose que pode deixar o pet fraco, triste, com diarreia, vômito, entre outros problemas de saúde.

 

Lembre-se de que há diversas doenças que são silenciosas e podem progredir sem que nenhum sinal clínico seja notado. Por isso, um exame mais detalhado e periódico é muito importante para poder garantir que caso haja alguma doença no início, ela seja tratada o quanto antes.

 

Trate seu bichinho com amor e carinho e não se esqueça de marcar o check-up dele. Garanta a saúde de quem tanto te ama!