12/08/2016

Como uma câmera, os olhos têm uma lente(cristalino) dentro deles que é usada para foco. Uma catarata é qualquer opacidade do cristalino. A opacidade pode ser muito pequena (catarata incipiente) e não interferir com a visão. Ela pode envolver mais o cristalino (catarata imatura) e causar visão embaçada. Eventualmente, toda a lente fica nebulosa, e toda visão funcional se perde. Esta é chamada catarata madura. 

Porém, todos os cães geriátricos desenvolvem um endurecimento da lente (Esclerose Nuclear) que leva o cristalino a ter uma aparência acinzentada e isto geralmente não interfere com a visão. Portanto um exame oftalmológico é fundamental para se diferenciar esses aspectos básicos. 

 

A maioria das cataratas em cães é herdada. A catarata pode se desenvolver rapidamente em semanas, ou lentamente através dos anos, em um ou ambos os olhos. Como os humanos, cães também desenvolvem cataratas com a idade (freqüentemente após oito anos de vida). Cataratas também podem se desenvolver em cães com diabete mellitus ou em filhotes órfãos em uma dieta de substituto artificial de leite. 

 

Uma vez que a lente desenvolveu uma catarata, não há método conhecido de tornar a lente clara novamente. Cataratas maduras e imaturas deve ser tratadas cirurgicamente com sua remoção.

 

Os procedimentos e o equipamento usados para remover cataratas em cães são os mesmos usados em humanos. Através de uma pequena incisão, realiza-se a cirurgia. A técnica usada é a de facoemulsificação, onde uma sonda especial emulsifica ultra-sonicamente e remove a catarata. Depois que toda a lente é removida, uma lente artificial específica para cães e gatos é aplicada no saco capsular, chamada lente intraocular. A cirurgia é realizada com microscópio de micro-cirurgia.

 

Após cirurgia de catarata, os cães vêem quase normalmente, dependendo se é aplicada a lente intra-ocular ou não. As cataratas, após feito a cirurgia,  não voltam, no entanto, alguns cães podem ter uma menor visão alguns anos após a cirurgia devido à mal-formação do tecido de cicatrização, glaucoma ou desligamento retinal. Em alguns casos, a colocação de uma lente intraocular não é possível, mas estes cães ainda vêem melhor, porém  são mais hipermetropes e os objetos ficam fora de foco, no entanto, não se batem nos obstáculos. A córnea faz dois terços do foco do olho, então a visão ainda estará presente, mas não perfeita se a lente (que faz um terço do foco) não pôde ser aplicada. 

 

 

Cataratas maduras e imaturas causam uma inflamação reativa séria dentro do olho (Uveíte facolitica) que deve ser tratada com medicamentos, se a cirurgia for realizada ou não. Cirurgia de catarata é um procedimento eletivo. Se não for realizada, colírios antiinflamatórios serão necessários para o resto da vida, assim como reconsultas oculares periódicas.A uveite facolitica pode levar a complicações como glaucoma ou retina desligada, além de diminuir a chance de sucesso na cirurgia de catarata. Há uma época melhor para realizar a cirurgia. Quanto mais cedo a catarata puder ser removida, melhor. 

 

Raças com Cataratas Hereditárias

Afghan Hound, Beagle, Cavalier, Cocker Spaniel, Golden retriever, Husky Siberiano, Labrador retriever,  Old English Sheepdog, Pastor Alemão, Pointer, Poodle Toy e miniature, Schnauzer Miniatura, Setter Irlandês, Welsh Corgi, West Highland White Terrier.

 

Com o sucesso da cirurgia podemos esperar que o animal negocie um obstáculo e possua um grau de visão suficiente para voltar a ser um indivíduo ativo, feliz e integrado à rotina.

 

O HOSPITAL VETERINÁRIO S.O.S. ANIMAL de forma pioneira efetuou a primeira cirurgia de catarata por facoemulsificação. Isto traz um alento aos inúmeros pacientes que possuem problema de catarata e até o momento só tinham a disposição as técnicas antigas de baixa eficiência como a extra capsular. O oftalmologista, Dr. Juan Ortiz, da clinica VISAO ANIMAL de Campinas/SP, atua há mais de 15 anos na área de oftalmologia veterinária, e é o responsavel pelo setor de oftalmologia no Hospital Veterinário S.O.S. ANIMAL sob direção do Dr. Egon José Fuck. O setor pet hoje se equipara em tecnologia aos grandes centros, deixando a todos que possuam animais de estimação confortáveis para a preservação do bem estar dos seus animais em toda a sua vida.